Instaltec Tecnologia em Instalações
  • compromisso
    com a qualidade,

    responsabilidade
    e satisfação

    plena dos clientes

  • Aliando a

    Tecnologia,

    Furukawa e a

    Garantia TIA/ISO

    de Qualidade

    pode ficar

    tranquilo

    sua empresa está

    em boas mãos

  • redes projetadas de

    forma personalizada

    para cada situação.

    a instaltec

    oferece suporte

    a toda as suas

    necessidades

    em redes de

    computadores

novidades

Página Inicial / Novidades / 2015 /
6 dicas para aproveitar melhor o Waze

6 dicas para aproveitar melhor o Waze

12 de Novembro de 2015

Diferente do Google Maps, por exemplo, que nos últimos tempos tem prestado informações a respeito do tráfego a seus usuários, o Waze tem como principal foco essa construção colaborativa. Porém, apesar de muita gente apenas abrir o app e começar a usá-lo, ele guarda alguns segredinhos que podem adaptá-lo ainda melhor às suas necessidades.

Você prefere as rotas mais rápidas ou mais curtas? Quer que a interface seja diferente durante o dia e durante a noite? Quer filtrar os postos de gasolina que devem aparecer no mapa? Quer escolher um novo perfil de cor ou então definir qual ícone representará o seu carro no mapa? Tudo isso (e muito mais) pode ser feito no Waze. Confira as nossas dicas.

1. Posto e combustível de sua preferência

Um recurso interessante no Waze permite que postos de gasolina apareçam identificados no mapa, algo que, convenhamos, pode ser de crucial importância para quando você está em apuros. E se você tem uma bandeira de posto preferida ou procura um tipo específico de combustível, o Waze também pode ajudar.

Acesse o menu do aplicativo e depois clique sobre o botão em forma de engrenagem para ir até as configurações do Waze. Ali, encontre a opção “Postos de combustível”. Nela, você pode definir a bandeira de posto de sua preferência, que tipo de combustível procura e até mesmo indicar o tipo de classificação (distância, bandeira ou preço).



As opções de combustível incluem apenas gasolina, etanol e diesel — ou seja, nada de gás natural veicular.

2. Avise seus amigos que você está atrasado

Se você marcou um horário com seus amigos, mas vai se atrasar, provavelmente alguém vai entrar em contato perguntando que horas você chega. O Waze conta com uma função que serve para evitar este tipo de situação: você pode notificar seus amigos sobre o horário previsto de sua chegada.

Abra o menu de navegação e toque sobre o botão “Enviar”, cujo ícone é um veículo emitindo um sinal.

Este recurso necessita de acesso à sua lista de contatos telefônicos, então é só você selecionar quem será notificado e enviar o HEC (horário estimado de chegada). Vale lembrar que os contatos em questão precisam ter o Waze instalado em seus gadgets para receber o aviso.



3. Rota mais rápida ou mais curta?

Quem mora em grandes cidades sabe bem que nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido, e isso acontece por uma série de motivos. Às vezes você está com mais pressa e não se importa em gastar mais combustível e dar uma volta maior desde que isso signifique alguns minutos a menos.

Por outro lado, quando o tempo está sobrando, fazer o trajeto mais curto pode ser a saída mais viável para poupar combustível, mesmo que isso demore mais um pouco. Você pode configurar o Waze para que ele escolha rotas menores ou mais rápidas, bastando ir às configurações do app, tocar sobre o menu “Navegação” e definir a opção desejada em “Tipo”. Essa definição pode ser alterada rapidamente conforme a sua necessidade.



4. Rotas sem pedágios, vias expressas ou estradas de terra

O Waze escolhe para você o caminho mais curto ou mais rápido dependendo das suas configurações, conforme descrito na dica anterior. Porém, é possível adicionar ainda mais alguns filtros para o aplicativo na hora que ele traça a sua rota. Nas configurações do app, acesse o menu “Navegação” e determine se as rotas devem incluir ou não praças de pedágio, vias expressas ou estradas de terra.



Ainda é possível inserir a placa do seu carro a fim de que o Waze escolha o caminho de acordo com as normas de rodízio veicular em sua cidade — bastar ir até a opção “Rodízio veicular”.

5. Deixe o mapa do seu jeito

Este aplicativo conta com uma série de recursos de visualização. Acessando a função “Conf. de exibição” no Waze, você pode escolher:

O ícone que vai representar o seu carro;



Tudo o que deve ser exibido no mapa;



E também o esquema de cores da interface.



6. Ative os comandos de voz

Este recurso ainda está sendo implementado no Waze, portanto é bastante limitado se comparado com aquele existente no Google Maps, por exemplo. De qualquer forma, ele pode ser útil para traçar uma rota de qualquer lugar até a sua casa ou o seu trabalho ou ainda para ativar os alertas de trânsito.



Acesse as configurações do Waze e vá até o menu “Comandos de Voz”. Lá marque a opção “Ativar” e escolha como isso deve ser feito. Nesta mesma tela, você vê a lista de comandos disponíveis no aplicativo.

Via canaltech.com.br