Instaltec Tecnologia em Instalações
  • compromisso
    com a qualidade,

    responsabilidade
    e satisfação

    plena dos clientes

  • Aliando a

    Tecnologia,

    Furukawa e a

    Garantia TIA/ISO

    de Qualidade

    pode ficar

    tranquilo

    sua empresa está

    em boas mãos

  • redes projetadas de

    forma personalizada

    para cada situação.

    a instaltec

    oferece suporte

    a toda as suas

    necessidades

    em redes de

    computadores

novidades

Página Inicial / Novidades / 2015 /
Google testa novo formato de login que dispensa o uso de senhas

Google testa novo formato de login que dispensa o uso de senhas

23 de Dezembro de 2015

Apesar de ser de longe o método mais comum de realizar um login em serviços da internet, o uso de senhas não é considerado um modelo ideal, já que a grande maioria dos usuários mantém combinações simples, que podem ser facilmente descobertas por hackers, ou reutilizam as mesmas senhas em múltiplos serviços.

O novo sistema de login do Google deverá ser bem simples e estará disponível para iOS e Android: ao tentar um login, o usuários só precisará escrever o e-mail da sua conta no serviço; em seguida, ele receberá um código numérico e uma notificação aparecerá no celular do usuário, questionando se ele está tentando o login em um novo dispositivo. Então, é só confirmar no smartphone, digitar o código, e você já estará conectado.

Mesmo assim, o Google ainda poderá pedir a senha normalmente caso detecte algo estranho no login do usuário. O processo normal de login também continuará válido, então não é preciso se preocupar se você estiver longe do smartphone ou sem bateria. Além disso, no caso de um smartphone perdido ou roubado, o Google recomenda que o usuário desative o smartphone como forma de autenticação de login, para evitar que sua conta seja acessada por terceiros.

A forma testada pelo Google tem como objetivo não só tornar o modelo de login mais seguro do que o atual, mas também agilizar o processo, sem a necessidade de criar novas etapas ou barreiras para torná-lo mais complexo. Com o novo formato, o login poderá ficar consideravelmente mais simples quando um usuário estiver tentando acessar sua conta em um computador novo e tem uma senha longa, complexa, ou até se esqueceu sua combinação.

O teste com os novos logins foi revelado pelo usuário do Reddit Rohit Paul, que foi um dos usuários selecionados pelo Google para receber acesso antecipado ao sistema - ele também postou um passo a passo com imagens do processo de login. Ao TechCrunch, a empresa confirmou o experimento e afirmou que senhas como "'Pizza', 'password' e '123456' estão com os dias contatos". Ainda não há confirmação de quando a função deverá chegar para todos os usuários.

Via canaltech.com.br