Instaltec Tecnologia em Instalações
  • compromisso
    com a qualidade,

    responsabilidade
    e satisfação

    plena dos clientes

  • Aliando a

    Tecnologia,

    Furukawa e a

    Garantia TIA/ISO

    de Qualidade

    pode ficar

    tranquilo

    sua empresa está

    em boas mãos

  • redes projetadas de

    forma personalizada

    para cada situação.

    a instaltec

    oferece suporte

    a toda as suas

    necessidades

    em redes de

    computadores

novidades

Página Inicial / Novidades / 2015 /
Guia definitivo para atalhos de teclado do Windows

Guia definitivo para atalhos de teclado do Windows

17 de Novembro de 2015

Rápidas e práticas, as combinações de teclas nos fazem poupar inúmeras horas de trabalho no dia a dia tornando ações de apontar, selecionar e clicar muito mais ágeis do que antes. Se você é daqueles que não aguenta ficar tirando uma das mãos do teclado e levá-la até o mouse para selecionar uma opção e outra e prefere fazer tudo no teclado, nós preparamos este guia para você.

Nele serão mostrados os atalhos mais úteis do sistema da Microsoft e daremos uma olhada nos atalhos universais que executam funções semelhantes praticamente em todo programa instalado no seu computador. Depois disso, falaremos de casos mais específicos e encerraremos tudo com uma seleção de truques que podem ajudá-lo a ser ainda mais produtivo. Aconselhamos você a salvar este guia nos favoritos do seu navegador; assim, você poderá consultá-lo sempre que tiver alguma dúvida sobre um atalho em específico ou quando quiser saber como fazer uma determinada ação pressionando as teclas do teclado. Se você já fez isso, então é hora de começarmos.

Por que atalhos são importantes? Como já falamos anteriormente, há dois tipos de usuários de computador: aqueles que adoram usar atalhos para tudo e aqueles que provavelmente estão se perguntando por que se incomodar com eles. Se você faz parte desse segundo grupo, são grandes as chances de você estar se justificando dizendo que o mouse pode fazer tudo isso por você, bastando tê-lo à mão, apontar e selecionar a opção que você quer na barra de opção do seu software preferido. Esse pensamento não é errado, mas temos uma pergunta para fazê-lo refletir: como você se sairia usando o computador sem um mouse? Saiba que o mouse é um acessório completamente opcional no manuseio do computador, logo é possível dispensá-lo completamente para fazer praticamente todo e qualquer trabalho no PC. Salvo programas muito específicos, como o Photoshop ou Corel Draw, por exemplo, que sem um mouse são praticamente inúteis, é perfeitamente possível usar o Windows, navegar na internet, criar documentos etc. somente com o teclado.

Tudo bem que essa é uma atitude extrema e é difícil encontrar alguém que opere um computador apenas com o teclado hoje em dia. Sendo assim, o mais indicado é aprender a pelo menos trabalhar com uma mão no mouse e outra no teclado de forma produtiva. Por exemplo, num cenário hipotético, você saberia quanto tempo desperdiça em uma hora salvando um documento do Word manualmente clicando em "Arquivo"->"Salvar" a cada cinco minutos? Exatos dois minutos! Isso é bastante tempo se levarmos em consideração o tempo necessário para pressionar as teclas "Control + B" no teclado, que nos toma uma fração de segundos e executa a mesmíssima tarefa.

É claro que é humanamente impossível decorar todos os atalhos de uma só vez, mas uma dica interessante é tentar utilizar os principais no seu dia a dia. Dessa forma, sem que você sequer perceba, logo estará os utilizando sem perceber, automaticamente. Quando chegar a esse ponto, é hora de adicionar mais alguns ao seu repertório, até que eles se tornem natural na sua rotina. Ao adotar esse método, você logo terá um repertório gigantesco de atalhos e estará bem mais produtivo do que antes.

Normatização
Antes de iniciarmos o guia de fato, primeiro é necessário esclarecer algumas normas que foram adotadas para tornar o texto mais fluido e mais fácil de compreender. São elas:

Todos os atalhos levam em consideração teclados Windows; Todas as teclas aparecerão em negrito e a combinação de telas será mostrada em negrito e itálico; Atalhos que precisam que duas ou mais teclas sejam pressionadas simultaneamente utilizarão o símbolo + (por exemplo, CTRL + O);
Combinações que precisam que uma tecla seja pressionada na sequência de outra ou de uma combinação utilizarão > (Por exemplo, CTRL > T);
Control será abreviado como CTRL;
O botão Windows será abreviado como WIN; CIMA, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA são as setas do teclado;
Atenção especial aos teclados de notebook, cuja tecla Function (FN) tem funcionamento baseado nas teclas F1-F12. Dependendo de como o teclado esteja configurado, o comportamento dessas teclas pode ser diferente.

Por fim, é importante destacar uma dica envolvendo a tecla SHIFT. Em muitas combinações de tecla ela aciona a função "reversa" da ação. Por exemplo, pressionar ESPAÇO fará você pular várias linhas num website, enquanto pressionar SHIFT + ESPAÇO fará essa mesma quantidade de linhas voltar.

Atalhos universais do Windows
Eles não cobrem 100% da utilização do Windows, mas certamente são os mais básicos do sistema operacional e podem ser usados em praticamente todos os programas. Portanto, é bastante provável que você já conheça uma boa parte deles.

É interessante notar também que em alguns casos a combinação de teclas corresponde exatamente a sua função, como é o caso do CTRL + S para Salvar. Dessa forma, é bastante intuitivo e fácil decorar alguns desses atalhos.

Outro ponto que merece nota é que dependendo do idioma do Windows ou do programa que você está utilizando, a combinação de teclas para executar uma determinada tarefa pode ser diferente. O exemplo mais icônico disso é o atalho CTRL + B para salvar um documento no Word, PowerPoint ou Excel enquanto CTRL + S sublinha o texto selecionado. Portanto, fique atento.

Atalhos universais do Windows

Atalho

Função

CTRL + ESC

Abre o menu Iniciar

ALT + ESC

Alterna entre os programas na barra de tarefas

F2

Renomeia o item selecionado

F3

Inicia a pesquisa a partir da Área de Trabalho

F4

Altera o foco para a barra de endereço

F5

Recarrega o conteúdo

CTRL+ +

Redimensiona o tamanho de todas as colunas no Explorador de Arquivos

ALT + ENTER

Abre a janela de propriedades de um ícone ou programa selecionado

SHIFT + F10

Simula o clique com o botão direito no item selecionado

SHIFT + DEL

Exclui um item definitivamente, sem passar pela Lixeira

Segurar SHIFT durante o boot

Inicia o Windows em modo de segurança

Segurar SHIFT após inserir CD de áudio

Impede que o CD comece a tocar automaticamente 


Tabela com atalhos universais que funcionam em todas as versões do Windows

Atalhos da tecla Windows

Atalho

Função

WIN + D

Exibe a Área de Trabalho instantaneamente 

WIN + M

Minimiza todas as janelas ativas

WIN + SHIFT + M

Maximiza todas as janelas que antes estavam minimizadas 

WIN + E

Abre o Explorador de Arquivos

WIN + F

Exibe a Pesquisa do Windows em algumas versões 

WIN + F1

Exibe a janela de ajuda do Windows 8

WIN + R

Abre a janela Executar

WIN + U

Abre a Central de Facilidade de Acesso


Tabela com os principais atalhos envolvendo a tecla WIN do teclado Se você está buscando pela lista de atalhos do Word, Excel e/ou PowerPoint, o site da Microsoft disponibiliza uma lista completa com todas as combinações dos programas da suíte Office. Basta seguir os links abaixo e conferir.

Atalhos mais úteis e populares
Sem dúvidas o atalho mais conhecido e difundido entre os usuários do Windows é a tecla WIN. Pressionando ela, o Windows 7 e 10 abre o famoso menu Iniciar imediatamente. A partir disso, é possível não só buscar pelo programa que você quer, como também digitar termos para buscar um arquivo ou pasta específicos.

No Windows 8 e 8.1 a tecla WIN leva o usuário para a tela de início do sistema, onde também é possível buscar pelos programas instalados no seu computador e realizar buscas no disco rígido. O problema é que nem de longe isso é tão prático quanto o menu Iniciar e caso você queira trazê-lo de volta é necessário instalar algumas ferramentas extras.

Além da tecla WIN, os atalhos mais populares envolvem edição de texto. Falaremos um pouco de cada a seguir.

Selecionando texto
Uma das coisas mais úteis que podemos fazer com o teclado é selecionar pedaços de texto de maneira simples e rápida. Adotar essa prática ajuda qualquer um a aumentar a velocidade de produção de texto principalmente por não ter que tirar as mãos do teclado para usar o mouse.

SHIFT + ESQUERDA ou DIREITA: seleciona um caractere por vez;
SHIFT + CIMA ou BAIXO: seleciona uma linha a cada vez que a seta é pressionada;
SHIFT + CTRL + CIMA ou BAIXO: seleciona o parágrafo atual;
SHIFT + HOME: seleciona o texto entre o curso e o começo da linha;
SHIFT + END: seleciona o texto entre o cursor e o fim da linha;
CTRL + A: seleciona todo o texto (CTRL + T no Office em português).

Vale ressaltar que o CTRL + A também serve para selecionar vários arquivos ou pastas dentro do Windows.

Editando texto
Com partes do texto selecionadas, é possível editá-los usando apenas atalhos no teclado. Confira os principais para agilizar seu trabalho.
CTRL + C ou CTRL + INSERT: copia o texto selecionado;
CTRL + X ou CTRL + DELETE: recorta o texto selecionado;
CTRL + V ou SHIFT + INSERT: cola o texto na posição do cursor;
CTRL + Z: desfaz a última ação;
CTRL + Y: refaz a última ação (CTRL + R no Office em português).

Vale lembrar que os comandos acima não servem apenas para texto, mas também para todo o contexto do Windows e outros programas, como editores de imagem e vídeo, por exemplo.

Formatação de texto Ainda com o texto selecionado, o que também dá para fazer é formatar e estilizá-lo. É possível tornar o texto itálico, negrito e mais uma porção de outras coisas sem tirar as mãos das teclas.
CTRL + B: torna o texto negrito (CTRL + N no Office em português);
CTRL + I: torna o texto itálico;
CTRL + U: sublinha o texto selecionado (CTRL + S no Office em português);

Movendo o cursor

É possível mover o cursor do texto por toda a estrutura do documento sem sequer tocar no mouse. Isso é extremamente útil para manter um bom ritmo de produção e, consequentemente, a produtividade fluindo.

HOME: move o cursor para o começo da linha atual;
END: move o cursor para o fim da linha atual;
CTRL + HOME: move o cursor para o começo do corpo do texto;
CTRL + END: move o cursor para o fim do corpo do texto;
PAGE UP: move o cursor um frame para cima;
PAGE DOWN: move o cursor um frame para baixo;
CTRL + CIMA: move o cursor para o começo do parágrafo;
CTRL + BAIXO: move o cursor para o fim do parágrafo.

Trabalhando com palavras inteiras
Apagar uma letra por vez num texto imenso não é algo tão rápido e produtivo quanto você pensa. Portanto, se precisar excluir um punhado de palavras de uma só vez, há atalhos no teclado que podem lhe ajudar.

CTRL + ESQUERDA: move o cursor para o começo da palavra atual ou a palavra anterior, dependendo da posição;
CTRL + DIREITA: move o cursor para o fim da palavra atual ou começo da palavra seguinte, dependendo da posição;
CTRL + BACKSPACE: exclui a palavra anterior;
CTRL + DELETE: exclui a palavra seguinte;

Com esses atalhos você conseguirá ser mais eficiente na produção de textos. Lembre-se que não é preciso decorar todos eles de uma vez, mas tente introduzir alguns deles no seu dia a dia e aos poucos. Após pouco tempo você perceberá que já dominou todos o que listamos.

Salvar, abrir e imprimir arquivos
Outra categoria de atalhos bastante conhecida é que envolve o manuseio de arquivos dentro de programas. Os mais conhecidos são:
CTRL + S ou CTRL + B no Office em português: salva qualquer arquivo que você esteja trabalhando atualmente. Em navegadores, o comando pode ser utilizado para salvar páginas inteiras para visualização offline;
CTRL + O ou CTRL + A no Office em português: abre um arquivo em basicamente todos os programas;
CTRL + P: esse é o comando universal para imprimir arquivos e até mesmo páginas da web.

Fechar janelas e abas
Por mais simples que possa parecer levar o cursor do mouse até aquele pequeno "X" que fica no canto superior direito da tela ou no cantinho de uma aba no seu navegador preferido, isso toma tempo e nos faz tirar as mãos do teclado. Para isso, há alguns atalhos que podem ajudar quem procura ganhar tempo.

ALT + F4: fecha qualquer janela que esteja ativa, igual a clicar no "X" no canto superior direito;
CTRL + F4: fecha apenas a aba atual;
CTRL + W: também serve para fechar abas.

Busca em documentos
Procurar por uma palavra ou trecho específico em um documento ou página da web imensos dá um trabalho enorme. Contudo, é possível encontrar ocorrências do que você busca usando três comandos simples.
CTRL + F ou CTRL + L no Office em português: abre a barra de buscas para que você entre com o termo que busca;
ENTER: quando pressionado, exibe a próxima ocorrência da busca;
SHIFT + ENTER: quando pressionados, exibe a ocorrência anterior da busca.

Mover entre janelas, abas e monitores
Trabalhar no computador também significa alternar entre várias janelas, abas e até mesmo monitores inúmeras vezes durante o dia. O problema é que a maioria das pessoas faz isso clicando nos programas abertos que ficam na barra de tarefas do Windows e acaba perdendo um tempo considerável. Para otimizar esse processo, os atalhos a seguir podem ajudar.

ALT + TAB: alterna instantaneamente entre as duas últimas janelas utilizadas;
ALT + TAB > ALT (segurar): permite visualizar todos os programas que estão abertos. Basta ir pressionando TAB até que o indicador esteja sobre o programa que você quer;
ALT + SHIFT + TAB: alterna para a última janela utilizada;
WIN + TAB: funciona da mesma forma que o ALT + TAB, mas de um jeito mais "estiloso". No Windows 10, permite alternar entre as áreas de trabalho virtuais.

Clique aqui para ler mais.